Vinhos do Chile: uvas e vinícolas mais conhecidas
As uvas para a produção vinícola no Chile ocupam, principalmente, os vales do país, que são divididos em quatro grandes regiões. Mesmo assim, grande parte do cultivo é feito perto da capital, Santiago.
Vale dizer que a cidade está a menos de 300 km de Mendoza, um ícone na produção de vinhos argentinos e onde se destaca o cabernet sauvignon. Por isso, não é coincidência que a mesma casta seja a mais cultivada no Chile. Afinal, conta com a combinação ideal de aspectos geográficos e clima.
Por consequência, trata-se da variedade mais popular no país, embora a uva carménère tenha recebido muito atenção nos últimos tempos. Entre as regiões mais conhecidas na produção vinícola, destacam-se as seguintes com as suas respectivas uvas mais cultivadas:
- Vale de Colchagua: pinot noir, syrah, sauvignon blanc e chardonnay;
- Maipo: merlot, cabernet e carmenére;
- Rapel: merlot, cabernet, carmenére e syrah;
- Bio-Bio: pinot noir, riesling e gewurtzraminer.
Carménère – a uva símbolo
Embora não seja a mais cultivada, é a carménère a uva considera símbolo do Chile. Isso se deve, em parte, pelo fato do país ser um dos poucos produtores desse tipo de uva, bem como por estar em ascensão no mercado.
A sua chegada ao Chile remete ao final do século XIX, quando foi trazida da França, junto com outras variedades. A carménère se caracteriza pela tonalidade vermelha violácea profunda, além de contar com aromas de frutas vermelhas, entre elas, amora e da framboesa, bem como especiarias e terra molhada.
O seu vinho possui um toque herbáceo, no entanto, o atributo muda conforme o nível de maturação da uva. E mais, os taninos dos vinhos feitos com a carménère são suaves ao paladar.
Vinícola Casa Silva
Entre as principais vinícolas chilenas, está a Casa Silva, líder da nova geração de fabricantes de vinhos finos. Possui sede no Vale de Colchagua, onde também fica a sua bodega, de modo que toda a operação é acompanhada de perto.
O seu destaque é o vinho cabernet sauvignon, que passa por um processo de pré-fermentação de até 10 dias, depois, em tanques de aço inox se mantém por mais 15 dias. Já o envelhecimento de um quarto do que é fabricado se dá em barris de carvalho francês por um período de seis meses.
A bebida é equilibrada, marcante e possui boa concentração. Quanto aos taninos, são macios e com um final longo e persistente. O aroma é de frutas vermelhas, como a cereja e a ameixa, além de receber tons de chocolate e baunilha.
Vinícola Concha y Toro
A Concha y Toro é considerada uma das vinícolas mais conhecidas de toda a América e está a 30 km de Santiago. Também ostenta a reputação de maior produtora de vinhos chilena.
Para tanto, a empresa planta mais de 25 variedades de uvas. E o seu destaque é o rótulo Casillero del Diablo, que recebe fama internacional.
Vinícola El Principal
A vinícola El Principal, fundada em 1993 no Chile, é fruto da parceria entre Jorge Fontaine Aldunate e o enólogo francês Jean Paul Valette. Localizada no Vale do Maipo Andes, a vinícola visa produzir vinhos de alta qualidade que representem o terroir chileno e a tradição da família Valette. O terroir, com sua combinação única de clima, solo e altitude, permite a produção de vinhos com caráter e qualidade excepcional.
Inicialmente, foram plantadas 54 hectares de Cabernet Sauvignon e Carmenere. A primeira safra de “El Principal” foi lançada em 1999, conquistando reconhecimento internacional como um vinho chileno Ultra Premium. Em 2005, o empresário alemão Jochen Döhle comprou a vinícola e, em 2013, se associou à família chilena Said Handal. Em 2018, a família Said Handal assumiu todas as operações e implementou um plano de crescimento, levando a vinícola a uma nova fase de desenvolvimento vitivinícola, enológico e comercial.
Vinícola Viña Undurraga
Essa vinícola possui mais de 130 anos de existência e, por isso, ampla experiência na fabricação de vinhos. Localizada no Valle del Maipo, está a cerca de 34 km de Santiago.
Depois de ser reformulada e acompanhar as mudanças na produção vinícola, a empresa conta com capacidade para armazenar mais de 23 milhões de litros. Quanto aos seus principais rótulos, é possível destacar os tintos merlot, cabernet sauvignon e carménère e os brancos sauvignon blanc e chardonnay.
Ficou com água na boca é quer se deliciar com vinhos chilenos de qualidade? Então, clique aqui e conheça os rótulos da CS Vinhos, o mais novo e-commerce do setor, que envia a sua encomenda para qualquer parte do Brasil.