Uva malbec: conheça essa uva Argentina
Você gosta de saborear um vinho de qualidade? Saiba que um dos países vizinhos do Brasil é expert nesse mercado. Confira como é a sua produção vinícola e quais as castas que merecem a sua atenção!
A Argentina é um importante produtor de vinho, sendo que ocupa a quinta posição entre os países que mais produzem essa deliciosa bebida em todo o mundo. No país, existem mais de 1200 vinícolas e a grande maioria delas, em torno de 900, está localizada na região de Mendoza.
Embora haja uma grande variedade de castas cultivadas em seu solo, destaca-se a malbec. Essa uva tem origem da região de Bordeaux, na França, onde atualmente é usada, principalmente, como assemblage (corte). Curiosamente, lá a malbec recebe o nome de auxerrois ou côt.
Já na Argentina, a variedade ganha destaque e se desenvolve com bastante sucesso. Dessa forma, é amplamente utilizada na produção de vinho varietal, isto é, quando existe apenas uma variedade na sua elaboração. Porém, também é encontrada em vinhos de corte.
Principais características do vinho malbec
O vinho malbec se caracteriza pela acidez moderada – consequência do alto nível de exposição da uva ao sol, bem como pelos taninos aveludados e pela alta concentração de frutas. A bebida possui coloração intensa, indo do vermelho-escuro ao violeta escuro.
Enquanto isso, o seu aroma depende do solo onde a uva foi cultivada, além da origem do barril de carvalho que é utilizado na produção. Mas de modo geral é possível dizer que oferece um aroma que remete a frutas vermelhas e ameixas maduras.
Especialistas afirmam que a principal diferença do vinho malbec argentino em relação ao produzido em outros países é a sua agradável textura aveludada, sentida no paladar. Isso se deve em parte ao fato do cultivo acontecer em regiões com grande variação de temperatura.
E claro, mesmo que as condições climáticas favoreçam a produção vinícola, o domínio das técnicas pelos produtores também é crucial. Fatores geológicos e geográficos são outros que contribuem para a ampla produção de vinho na Argentina.
O clima desértico continental, bem como o solo seco e pobre, além da alta luminosidade solar são os aspectos mais relevantes. Mendoza fica na frente, inclusive, por conta da alta altitude e da baixa umidade, sem contar a grande amplitude térmica – ou seja, dias quentes e noites frias.
Outras uvas argentinas importantes
Além do malbec, existem demais vinhos tintos produzidos na Argentina que merecem ser conhecidos. Entre eles, é possível citar:
• Cabernet Sauvignon;
• Merlot;
• Tempranillo;
• Bonarda;
• Pinot Noir;
• Syrah.
Já entre as castas brancas, destacam-se as seguintes:
• Chardonnay;
• Torrontés;
• Chenin Blanc;
• Sauvignon Blanc.
Entre as variedades cultivadas em solo argentino, é possível dizer que o cabernet sauvignon também conta com boa reputação no mercado internacional. O mesmo pode ser dito do tempranillo e do bonarda, com os quais o país fabrica vinhos de ótima qualidade, embora sejam ainda pouco reconhecidos.
Enquanto isso, o merlot está em fase de fixar espaço no mercado e, mais recentemente, o syrah e pinot noir estão no mesmo caminho. Quanto às castas brancas, o destaque fica por conta do torrontés, embora o chardonnay também seja muito apreciado.
Por fim, o sauvignon blanc só mais recentemente é utilizado na produção de vinhos de qualidade. Algumas dessas deliciosas variedades você encontra na loja virtual CS Vinhos, o mais novo e-commerce do setor.
Para conferir os principais rótulos argentinos, clique aqui e deixe os seus dias mais saborosos com vinhos renomados no mercado internacional.
Uma resposta