Região de Bordeaux: conheça as peculiaridades do seu vinho
Quando se fala em vinhos de qualidade, os produzidos na região de Bordeaux, na França se destacam. O local possui uma antiga e importante tradição na produção vinícola, o que torna a bebida feita naquela região um ícone do setor até os dias de hoje.
Além disso, conta com o maior número de vinhos de alta qualidade. Quer saber mais sobre essas deliciosas bebidas? Então, continue com a leitura deste artigo e confira os tópicos a seguir:
- História dos vinhos de Bordeaux
- Terroir dos vinhos da região de Bordeaux
História dos vinhos de Bordeaux
A região francesa de Bordeaux fica a oeste da França, a 500 km da capital, Paris. O local é banhado por um importante estuário (onde ocorre a transição entre um rio e o mar), o grande Gironde. Esse fator é um dos que contribuem para as peculiares características dos vinhos aqui produzidos.
Além da significativa relevância para a produção vinícola, Bordeaux tem muita importância econômica em outros setores, como a gastronômica e o turismo. Também participou ativamente da formação do país, já que funcionou como área de comércio, inclusive, por oferecer acesso ao oceano.
Isso contribuiu em muito com o escoamento da produção, principalmente, de vinhos para os ingleses. Registros históricos indicam que a produção vinícola em Bordeaux começou ainda no século IV, embora o prestígio tenha aparecido apenas em 1855.
Naquela época, o imperador Napoleão III solicitou a classificação dos vinhos locais, a fim de organizar o setor, até porque facilmente o conteúdo dos barris de madeira era adulterado. Para tanto, foi criado o Cru Classé, que dividiu em cinco categorias os vinhedos de Bordeaux.
Essa fragmentação foi definida de acordo com a qualidade e consistência da produção em cada microrregião. Desde então, surgiram novas classificações, criando uma hierarquia complexa para os vinhos da região.
Terroir dos vinhos da região de Bordeaux
Como é de se imaginar, o terroir da região de Bordeaux é especial e reflete nas características ímpares dos seus vinhos. Entre os atributos do local, destaca-se o clima temperado oceânico, isto é, invernos frios e verões quentes e, com alguma frequência, chuvosos.
Dessa forma, possuem mais qualidade e preço elevado no mercado os vinhos de safras resultantes de épocas menos chuvosas, pois isso contribui em muito com a produção vinícola. Além disso, a proximidade com estuário do Gironde faz com que haja solos diferentes, de acordo com o lado da margem em que estão.
Assim, à esquerda do rio, há muitas pedras, o que ajuda a drenar a água das chuvas e contribui com o cultivo da uva Cabernet Sauvignon. Enquanto isso, na outra margem, onde o solo é mais argiloso, a uva Merlot é a que mais prospera.
Além dessas castas, a região de Bordeaux é famosa por outras variedades. Exemplos são o Sauvignon Blanc, o Cabernet Franc, o Sémillon, o Mucadelle e o Petit Verdot. Os vinhos produzidos, em geral, são blends, combinando duas sou mais uvas.
Entre as uvas tintas, a mais produzida é a Merlot, que se caracteriza pela sua maturação precoce e alto teor de açúcar, bem como pelos aromas de frutas vermelhas e taninos versáteis. Em segundo lugar, está a Cabernet Sauvignon.
Essa uva conta com maturação lenta e colheita tardia, possui boa acidez, taninos importantes e aromas de frutas negras, como o cassis. Enquanto isso, a casta branca mais cultivada é a sémillon, que possui, em especial, cor dourada e maciez ao paladar.
Já a segunda em produção é a Sauvignon Blanc, que ganha destaque pela acidez e complexidade. Interessado em saborear os melhores vinhos franceses? Então, confira as opções disponíveis na loja virtual CS Vinhos. Clique aqui